sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Carta ao Laboratório


Carta ao laboratório de psicanálise.
Ao estudar o feminino nesta tarde, os espíritos dos psicanalistas mortos invadem minha mente. E sou obrigado pelo meu desejo em escrever uma carta ao laboratório.
O feminino funda a psicanálise. É escutando as histéricas que Freud produz um “arranjo”, um achado, que junto ao sintoma dele funda está coisa que insistimos em estudar e se ocupar.
Então me questiono, realizo um trabalho de pesquisa com objetivo de estudar o feminino, o Laboratório de psicanálise estuda o feminino na psicanálise, Anna Rogéria adora e goza em falar do feminino. Isso não é o fruto do acaso?Não. É Transferência, não com o mestre, mas com a psicanálise.
O laboratório tem uma identidade, está é uma profunda “relação” com o Freud. Não estamos aqui para convocar o Nomes-do-PAI. Nosso labor é estudar a psicanálise deixada por Freud, e agora metida ou metendo com Lacan avançamos em achados novos, o que para min ainda são velhos.
É Neste labor de analise pessoal, estudo teórico, e supervisão que o sujeito um dia possa ocupar a função de psicanalista.
Deixo uma pergunta a ser pensada, quem funda a psicanálise? Freud ou feminino?

José Lessa Filho
NAEPP Goiás

Um comentário:

  1. A palavra fundar (fun.dar), do latin 'fundare',traduz-se :
    Construir, edificando desde o fundo, desde os alicerces; Criar, estabelecer, instituir; firmar com razões ou sobre princípios; Basear-se, estribar-se: tornar profundo ,penetrar muito interiormente.
    Assim sendo,penso que quem funda a psicanálise, sem dúvida é o velho e bom Sigmund.É ele quem estabelece,quem principia o ato de estudar,de pesquisar, de penetrar. O feminino, certamente, serviu-lhe como viés, mas foi ele quem leu o feminino (que já estava ali desde sempre) como questão e à partir da sua genialidade e do seu desejo de saber, produziu ,nada mais nada menos que a teoria da PSICANÁLISE. Aplausos,por favor.

    ResponderExcluir